Amigos do pastel

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tarte de Chocolate


Demorou, mas chegou… uma receita fresquinha aqui no nosso cantinho!

Esta receita fácil de elaborar, mas deu-nos algumas dores de cabeça, neste fim-de-semana…
A receita que colocamos hoje é uma Tarte de Chocolate, primeiro começamos por experimentar uma massa para a tarte mas não ficou boa, então como base da nossa tarte usamos uma embalagem de massa folhada que tínhamos em casa, depois não tínhamos natas que chegassem (tivemos que ir comprar), enfim… foi uma tarde para esquecer, mas no final ficou bem boa :D
Desculpem a qualidade das fotos mas não tinhamos pilhas na maquina e tivemos que tirar com o telemovel...
Deixamos agora a receita:

Tarte de Chocolate
Ingredientes:
Massa
-> 1 embalagem de massa folhada
-> Manteiga q.b.
-> Farinha q.b.
Recheio
->200 g de chocolate em pó
-> 200 ml de natas
-> 5 colheres de sopa de leite
-> 1 ovo (batido previamente)
Procedimento
1.        Pré-aqueça o forno a 180ºC. Na mesa de trabalho coloque a massa folhada numa tarteira untada com manteiga e polvilhada com farinha.
2.       Prepare o recheio. Coloque numa tigela as natas, o ovo batido e o leite, bata (não é necessário muito tempo, bata até ficar homogéneo) em seguida coloque o chocolate e bata até ficar homogéneo.
3.       Coloque na tarteira o recheio na tarteira e leve ao forno aproximadamente 20 a 30 min. (mas vá olhando).
4.       Deixe arrefecer a tarte, e reserve-a 1 h no frigorífico antes de servir, polvilhada com cacau.



Espero que tenham gostado desta receita, mas ainda vamos  deixar uma dicA…


Dica
Substitua o cacau por açúcar em pó e sirva a tarte com uma bola de gelado de baunilha, para um gosto mais sublime…

sábado, 21 de julho de 2012

Queques com Merengue Azul


A receita que vos colocamos hoje é para um desafio (Blogagem colectiva – As Cores do Arco Iris) proposta pela madrinha do nosso blog, que consiste em cada dia 21 de cada mês a Margarida diz-nos um cor e nós fazemos uma receita com a cor proposta, este mês era o azul, nós fizemos queques com merengue azul por cima, espero que gostem…
Aqui Fica a Receita…
Queques com Merengue Azul
Ingredientes:
Massa:
3 ovos, 100g de açúcar, 150g de farinha, ½ limão (raspa), manteiga para untar.

Merengue:
4 claras, 8 c. (de sopa) de açúcar, corante alimentar azul.
Procedimento:
1.   Ligue o forno a 180ºC. Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal, também untado. Bata os ovos com o açúcar. Envolva a farinha e a raspa de limão. Verta a massa num saco de padeiro e coloque numtabuleiro para queques. Leve a meio do forno, por 15 minutos. Retire o tabuleiro e reduza a temperatura do forno para 100ºC.
2. Leve as claras ao lume com o açúcar, em banho-maria, até este dissolver por completo, mexendo de vez em quando. Retire e, com a batedeira, bata até obter merengue firme. Divida este preparado em três partes iguais; as duas delas, adicione corante a gosto, no nosso caso foi todo azul.

3.  Com um saco do pasteleiro de boquilha frisada, coloque o merengue e decore os queques que já estaram sobre um tabuleiro. Leve a meio do forno, durante uma hora (um conselho eu passei a receita na totalidade, mas onde diz uma hora vá espreitando, no meu caso secalhar por ser um forno a lenha e estar muito quente só demorou 10 min.) . Retire, deixe arrefecer e sirva.
 

















Bom Apetite!

Esta foi minha participação para a Blogagem Colectiva: As Cores do Arco Iris
Entre nessa brincadeira deliciosa e divertida, participe você também…











Se quer saber mais clique aqui...

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Arroz de Tomate com Empadas de Carne e Courgettes


Ontem decidimos fazer um jantar pouco calórico e rápido de se fazer.
Fizemos Arroz de Tomate com Empadas de Carne e Courgettes, ficou delicioso, toda a gente gosto cá em casa, foi a primeira fez que fizemos arroz e pelos comentários saímo-nos muito bem… Vou deixar-vos aqui a receita…


Arroz de Tomate com Empadas de Carne e Courgettes
Ingredientes:
Arroz
500g de Arroz (Agulha, Agua, Sal
Tomate (colocamos uma preparação de tomate e pimento que a minha avó faz)

Courgettes
3 Cougettes, Óleo, Farinha
Sal, pimenta

Empadas de Carne
Recheio
1 Cenoura, 1 cebola, 1 fio de azeite, 3 febras de carne de porco
6 c. (de sopa) de vinho branco, 1 c. (de café) de farinha, 1 raminho de salsa
Massa
250 gr farinha, 70gr de manteiga, 10 c. (de sopa) de agua,
1 Ovo, sal, azeite, farinha e manteiga q.b.
Procedimento:
1)      Coza o arroz conforme diz no pacote e no nosso caso junta-mos a preparação de tomate de tomate que a nossa avó fez , e reserve no tacho.

2)      Corte as courgettes às rodelas e tempere com sal e pimenta, coloque uma frigideira com óleo ao lume e passe as rodelas de courgette por farinha e frite-as.



3)      Comece por fazer o molho/recheio das empadas, pique a cebola e a cenoura para um tacho, regue com o azeite e leve a lume brando. Refresque com vinho, tempere com sal e cozinhe mais um pouco; retire e triture. Junte a farinha, leve ao lume até engrossar um pouco e retire.


4)      Ligue o forno a 180ºC (no meu caso é forno a lenha e não tem termómetro para verificar a temperatura deixe aquecer). Adicione a salsa picada à carne previamente cortada aos pedacinhos, e reserve.

5)      Pode começar a fazer a massa, junte a farinha com a manteiga e amasse (a manteiga pode derreter um pouco para ser mais fácil a mistura com a farinha). Adicione a água, uma picada de sal e amasse, deixe em repouso durante dez minutos.

6)      Estenda metade da massa até obter espessura fina. Corte-a em rectângulos e coloque um pouco de carne e um pouco de molho no centro de cada um. Estenda a restante a massa, corte-a em rectângulos sobreponha-os ao recheio.





7)      Faça pressão nas extremidades da massa e, com o auxílio de uma caretinha frisada (quem não tiver uma caretinha utilize um garfo) acerte o bordo. Coloque num tabuleiro e pincele com ovo batido; leve ao forno cerca de 15 min. (se tiver bem quente), mas vá espreitando. Retire, e deixe arrefecer um pouco e sirva em empadinhas.




Fica mais uma receita de dificuldade mediana mas fácil de fazer!!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Happy Cake




Desde já eu e a minha irmã pedimos desculpa por o blog não estar muito activo, mas como ando nas aulas de código e tenho que fazer algumas tarefas que tenho que cumprir diariamente, não me resta muito tempo e a minha irmã também não cozinha sozinha, também não fazia sentido ela cozinhar sem mim já que isto é um projeto a dois.

         Hoje acordei e quando estava a tomar o pequeno-almoço, olhei para a minha irmã e disse-lhe “Hoje vamos arriscar, vamos misturar mais as coisas”, então pegamos em duas receitas e juntamo-las, fizemos a massa de uma e o recheio de outra, achamos que assim fica uma combinação melhor…
         Ficou um bolo muito fofo, e na decoração utilização caramelo, para parecer um mil folhas…
Aqui fica a receita (para 10 pessoas) do:
Happy Cake
Massa:
12 Gemas
250g de açúcar
6 Claras
200g de farinha com fermento
Manteiga e açúcar q.b.
Recheio:
300g de açúcar
80g de farinha
6 Gemas
1L de leite
1 Casquinha de limão ou se preferir coloque antes um colher de chá de baunilha em pó


Procedimento:
   1.     Ligue o forno a 160 a 180 º C. Forre um tabuleiro com uma folha de papel vegetal unte-o com manteiga.
   2.    Bata as gemas com metade do açúcar. À parte, bata as claras e junte-lhes o restante açúcar. Envolva com a ajuda de uma colher de pau ou de plástico os dois batidos, em seguida coloque a farinha mexa com a colher muito bem.
   3.     Coloque o preparado num tabuleiro e leve ao formo a cozer aproximadamente 11 minutos.
   4.    Retire e vire o bolo para cima de uma folha de papel vegetal polvilhada com açúcar, retire a folha a folha de papel vegetal que esta por cima, e deixe a arrefecer.
   5.     Faça o recheio, leve ao lume o açúcar, o leite, a casquinha de limão, as gemas e a farinha mexendo sempre até que fique um creme. Retire a casquinha.

(aparte) Para mim esta receita deu para uma pasta (era também média) e meia, cortei a inteira ao meio e como a outra era só metade o meu bolo ficou com 3 camadas.


   6.     Coloque num prato de servir a primeira metade e barre com o creme, e repita este processo até à terceira camada, na terceira camada cobra o topo e os lados.
  














  7.     Coloque o cocô ralado em volta e por cima decore a goste.
  8.Leve um bocado ao frigorífico e está pronto a servir...

















Fica aqui uma receita de dificuldade mediana, mas no entanto rápida de se fazer.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Lasanha de Courgete e Tomate


A receita que coloco hoje, foi confeccionada na sexta-feira passada, foi a primeira fez que eu e a minha irmã fizemos uma refeição e digamos de passagem saímo-nos muito bem, toda gente gostou, até o meu avô que não gosta de coisas que levem molho bechamel, natas ou leite, ele adorou...
Esta é uma receita baixa em calorias (550 kcal por dose) por para quem esta a tentar manter a linha para este Verão esta receita é ideal…


Lasanha de Courgette e Tomate
Ingredientes (4 pessoas)
2 Courgettes (pode optar por beringelas)
     Sal q.b.
             50g de farinha    
     Óleo para fritar (ou azeite)
     400ml de molho bechamel (comprado)
     1 Ramo de salsa (pode optar por manjericão)
     2 c. sopa de polpa de tomate
     Pimenta q.b.
     4 tomates
     200g de queijo mozarela

Procedimento
1.   Primeiro cortamos as courgettes às rodelas, temperamos com sal e passamos pela farinha. Fritamos no azeite e escorremos.
2. Levamos o molho bechamel a ferver juntamente com a salsa. Incorporamos a polpa de tomate e temperamos com sal e a pimenta. Guardamos.
3.  Dentro de uma travessa de barro que possa ir ao formo compassemos a lasanha em camadas alternadas do molho com as rodelas de courgette e o tomate também às rodelas e parte do queijo ralado.
(No caso só foram duas camadas e colocamos primeiro o tomate, a courgette, o molho e um pouco de queijo)
4. Terminamos com o resto do queijo ralado e levamos ao formo (formo a lenha) aproximadamente 40 min, mas também vai dependendo da temperatura. Retire e está pronto a servir.




Esperam que tenham gostado :D

domingo, 1 de julho de 2012

Crepes





Crepes


8 folhas de crepes

Ingredientes:

   3 Ovos;
   100g de farinha;
   200 ml de leite;
 50g de manteiga (para derreter);


Procedimento:

1º Passo: Colocasse numa tigela ou alguidar, os 3 ovos com um pouco de sal e batesse.

2º Passo: Aos poucos e com cuidado junta-se a farinha.

3ª Passo: Colocasse lentamente o leito e a manteigueira derretida.

4º Passo: Mexa com uma colher de pau ou de plástico um pouco todos os recantos do seu recipiente, para que não fique desperdiçada nenhuma farinha.

5º Passo: Depois unte uma frigideira (se tiver uma frigideira própria para fazer crepes ótimo, se não tiver use uma normal) com um pouco de óleo ou manteiga. A frigideira uma vez untada serve para 5 ou 6 crepes.

6º Passo: Quando se estiverem a despegar nas bordas,  com ajuda de uma espátula vir o seu crepe e retire quando estiver no ponto.

7º Passo: Depois pode servir com chocolate ou outro recheio a gosto ou então simples.





Bon Appétit





PS: Para fazer o chocolate: coloque a ferver 130 ml de natas, quando estiver a ferver coloque uma tablete de chocolate partido em cubos e mexa ate ficar um creme espesso.

Inicio do blog


      A ideia de criar este espaço de culinária surgiu de umas experiências que eu e a minha irmã (que tem 15 anos e eu  19 anos) costumamos fazer todos os fins-de-semana na cozinha. Nós todos os fins-de-semana vamos procurar uma receita nova  (seja na internet ou nos livros que temos da nossa mãe em casa), por mais difícil que seja nós experimentamos e temos que aprender com os erros.
         Nós vamos tentar colocar todos os meses uma receita nova feita por nós.


         Esperemos que aproveitem as receitas que iremos colocar, assim como nós aproveitamos o prazer do saber cozinhar bem!